O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica. Coordenado pelo INEP e realizado com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Seu objetivo é coletar informações detalhadas sobre as instituições de ensino, matrículas, funções docentes e outros aspectos relevantes do sistema educacional.
Por meio dos dados do censo escolar, a sua instituição pode identificar tendências de matrículas, avaliar o desempenho acadêmico em diferentes regiões e modalidades, personalizar estratégias de ensino, entre outras diversas ações que colaboram para o planejamento e a tomada de decisões mais assertivas.
No Mercadoedu, você consegue consultar os principais dados do ensino básico através do formulário avançado disponível. Vejamos a seguir como acessá-lo e como construir um relatório a partir dele.
Índice
Criando o seu relatório do ensino básico
Para criar um novo relatório de ensino básico, clique no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da overview do Mercadoedu. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior. Depois, basta alternar a aba para ensino básico e, em seguida, escolher a opção “Avançado” para continuar.
Selecionando a série histórica
Primeiramente, dê um nome ao seu relatório e, depois, selecione a série histórica que deseja analisar.
Importante: Lembrando que cada ano da série corresponde a uma edição do Censo. Conforme a imagem abaixo, pode-se verificar que a primeira publicação dos dados feita pela Inep foi em 2011, e a última em 2023.
Escolhendo a sua métrica
Após isso, escolha a métrica que melhor se adapta à sua pesquisa.
Lembrando que métricas são valores quantificáveis que medem o desempenho estudantil, como o total de alunos, total de alunos por etapa de ensino e a quantidade de escolas, entre outros.
Escolhendo a sua dimensão e restrição
No passo três, selecione a dimensão que deseja incluir no seu relatório, e se necessário, adicione restrições específicas para obter dados ainda mais detalhados.
Lembrando que as dimensões permitem segmentar os dados em categorias, como etapa de ensino ou nome da escola, enquanto as restrições filtram informações específicas, como selecionar uma cidade ou excluir um colégio.
Salvando e visualizando o seu relatório
Por último, salve e visualize o seu relatório para verificar o resultado da análise.
Vejamos a seguir alguns exemplos!
Exemplo 1
Vejamos agora um exemplo, em que selecionamos a série histórica de 2021 a 2023, o estado do Piauí, a métrica “total de alunos”, e a dimensão “etapa de ensino”.
Como é possível observar no relatório completo aqui, houve um crescimento na educação infantil na pré-escola de 2021 para 2023 de 4,81% mas o maior crescimento mesmo foi da educação infantil – creche que foi de 21,94%.
Exemplo 2
Vejamos agora outro exemplo, em que selecionamos a cidade do Rio de Janeiro, de 2019 a 2023, a métrica “quantidade de escolas”, e a dimensão “categoria administrativa”. Como podemos visualizar no relatório completo, a rede privada é a categoria com mais números de instituições, mesmo havendo um declínio dos números no período analisado. Logo atrás, temos a rede pública municipal, estadual e por último a federal, que passou de 25 para 23 escolas de 2019 para 2023.
Lembre-se: você pode analisar o crescimento ou o desclínio da série histórica analisada clicando no botão “crescimento” disponível no menu inferior.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Neste tutorial, aprendemos como utilizar o relatório avançado do ensino básico. Se tiver qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte, ou ainda, através das nossas redes sociais.
Até a próxima!