Anualmente, a Capes é responsável pela divulgação dos dados de Stricto Sensu, isto é, Mestrado e Doutorado. Apesar de não coletar tantas informações quanto o Censup, é possível mapearmos este mercado em ascensão.
Com o avanço da pós-graduação no Brasil, é primordial apurar o máximo de informações disponíveis. Atualmente, é possível obter dados como: total de alunos, total de matriculados, ingressantes, faixa etária e outros.
Vejamos agora como utilizar e criar um relatório com estes dados.
Índice
Criando um novo relatório
Para criar e acessar o formulário avançado de pós-graduação, clique no ícone “Relatórios” disponível no menu à esquerda da overview. Após isso, selecione a categoria “pós-graduação” e, em seguida, escolha a opção “Avançado” para continuar.
Passo 1
Nomeie o seu relatório e selecione a série histórica que deseja analisar.
Passo 2
Após isso, escolha a métrica que melhor se adapta à sua pesquisa.
Lembrando que:
Métricas: são valores quantificáveis que medem o desempenho acadêmico, como total de alunos, ingressantes, matriculados, titulados e meses até a titulação.
Dimensões: são elas que segmentam esses dados por categorias como faixa etária, área de avaliação, IES, mantenedora e programa, oferecendo contexto.
Restrições: limitam a análise ao filtrar dados específicos, como selecionar uma cidade ou excluir uma IES.
Juntos, esses elementos fornecem uma compreensão detalhada e estratégica do desempenho e progresso dos estudantes de pós-graduação.
Passo 3
No passo três, selecione a dimensão desejada para visualização e adicione restrições específicas para obter insights ainda mais detalhados.
Passo 4
Por último, não esqueça de salvar e/ou apenas visualizar o seu relatório para verificar o resultado da análise.
Dica: para saber todos os detalhes de como salvar e encontrar os seus relatórios, clique aqui.
Vejamos agora um exemplo!
Exemplo
Neste relatório, analisamos o número de matriculados e titulados no estado de Santa Catarina. Também consideramos o nome da IES e o nome da grande área de conhecimento.
Como é possível visualizar no relatório completo aqui, segundo os dados apresentados, houve um crescimento de 5,85% no número de matriculados de 2020 para 2021 e um aumento de 2,66% no número de titulados no mesmo período. A grande área mais escolhida foi Engenharias, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Neste tutorial, aprendemos como utilizar o relatório avançado de pós-graduação. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da overview do Mercadoedu, ou ainda, através das nossas redes sociais.
Até a próxima e boa análise! 😉