Como muitos sabem, Market Share é uma porcentagem que corresponde à relevância de uma empresa diante dos competidores da área em que ela atua. Ele pode representar o valor de mercado, a porção de um público que prefere uma marca, ou ainda, o volume de vendas, entre outros aspectos. Trata-se de um dos principais indicadores de análise de mercado.
No contexto educacional, essa premissa não é diferente. Como exemplificamos nesse texto aqui, o indicador de Market Share informa a fatia de vendas e mercado das IES e cursos do país. Além disso, a análise da sua série histórica, também nos fornece subsídios para entender possíveis evoluções do mercado, agregando a distribuição de ingressos e evadidos.
Lembrando que: no Mercadoedu, Market Share será a porcentagem de alunos matriculados, e Sale Share a porcentagem de alunos Ingressos.
Reconhecendo a importância desse indicador tão relevante, criamos também o seu derivado: Fundamentos do Market Share. Como já explicamos nesse tutorial, esse indicador traz sua relação com outros indicadores, como ingressos, evadidos, retenção e reposição. Para compreender, na prática, essa dinâmica, também criamos a visualização de contexto.
No relatório compartilhado acima, usamos como exemplo a rede privada da cidade de Curitiba. Nele, é possível analisar os fundamentos do Market Share por curso desse local, como a quantidade de players e sua evolução, o posicionamento no mercado, desempenho, entre outros dados.
Clique aqui para acessar o relatório completo.
☑ Esse artigo faz parte da série Relatórios que traz exemplos práticos de análises em nossa plataforma. Veja outras publicações semelhantes clicando aqui.