Indicador Predefinido Fundamentos do Market Share

Sabemos que o Market Share é o principal indicador para análise de mercado, não só de ensino. Dando a devida importância para este indicador, o Mercadoedu criou o seu derivado: Fundamentos do Market Share, que traz sua relação com outros indicadores, como ingressos, evadidos, retenção e reposição. Para compreender, na prática, essa dinâmica, foi criado também a visualização de contexto.

Lembrando que o Market Share será a porcentagem de alunos matriculados, o Sale Share a porcentagem de alunos Ingressos, e o Share da evasão, será a porcentagem da fatia de alunos evadidos sempre dentro do mercado que estiver sendo analisado.

Para criar um novo relatório é bem simples, basta clicar no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da ferramenta. Você será direcionado para o formulário avançado do ensino superior, abaixo do lado esquerdo na lista de indicadores predefinidos alterne para Fundamentos do Market Share.

Visualização de Contexto

A finalidade da visualização de contexto é relacionar, semanticamente, indicadores com outros insumos que se complementam entre si e possibilitam o aprofundamento dos nossos estudos.

Players – Players são as instituições que atuam no mercado que têm ao menos um aluno vinculado.

Posicionamento no Mercado – O posicionamento no mercado determina o Sale Share, Market Share e o Loss Share. O Sale Share informa a porcentagem de ingressos dentro do mercado analisado, o Loss Share representa a porcentagem de evadidos, ou seja, quanto maior o crescimento do sale share conjunto da queda do loss share os resultados do Market Share serão positivos. Para se obter resultados de saldo é necessário informar mais e um ano na série histórica.

Desempenho – Nos painéis de desempenho, além de informações de retenção e a média dos dez melhores, é possível analisar se houve queda ou acréscimo na quantidade de alunos evadidos em relação ao total de alunos. A taxa de reposição apresenta a quantidade de alunos que foram repostos frente aos que deixaram a IES.

Comparar – O comparar assim como seu nome já determina, permite comparar dois resultados podendo ser comparada a uma IES, Curso e Grupo Educacional.

Neste exemplo abaixo é possível analisar os fundamentos do Market Share por Curso.

Exemplo por curso na rede privada em Porto Alegre
Exemplo por curso na rede privada em Porto Alegre

 

Por enquanto é isso, boa análise!
Até a próxima!

2 thoughts on “Indicador Predefinido Fundamentos do Market Share

Leave a Reply