O Indicador Predefinido de Taxa de Crescimento no Ensino Técnico tem o objetivo de informar o percentual de crescimento dos alunos nessa categoria de ensino.
Sendo apresentado de duas formas: a Taxa de Alunos em função do primeiro ano selecionado na série histórica (TCA) e a Taxa de alunos do ano anterior (TCAA).
Assim como no ensino superior, essa métrica é fundamental para analisarmos o mercado de ensino técnico observando o crescimento de determinada região ou escola.
Vejamos as métricas que você encontrará em cada um deles.
Índice
Entendendo os Indicadores
Taxa de Crescimento do Ano (TCA)
A métrica de taxa de alunos em função do ano selecionado irá informar o crescimento de alunos nos anos seguintes ao ano selecionado da série histórica. Ou seja, ao selecionar o ano de 2021 a 2023, por exemplo, a taxa de crescimento de 2022 e 2023 será em função de 2021.
Taxa de Crescimento do Ano Anterior (TCAA)
Diferente da TCA, a taxa de crescimento no ano anterior (TCAA) informa o percentual de crescimento referente ao ano anterior. Ou seja, ao analisarmos uma a série histórica de 2021 até 2023, a taxa de crescimento de 2023 será frente ao ano de 2022, e a de 2022 será frente ao ano de 2021.
Criando um novo Relatório
Para criar um novo relatório, clique no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da overview da ferramenta. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior. Depois, basta alternar a aba para ensino técnico e selecionar o indicador predefinido de Taxa de Crescimento (TCA e TCAA).
Passo 1
Nomeie o seu relatório e selecione a série histórica que pretende analisar.
Passo 2
Selecione no campo “ver por” como deseja visualizar os seus dados.
Passo 3
Você ainda pode escolher especificar os dados por algum estado, cidade, curso ou categoria administrativa. Caso não queira, basta deixar estes campos em branco.
Passo 4
Por último, salve ou visualize o seu relatório para verificar o resultado da análise.
Exemplo
Vejamos agora um exemplo, em que selecionamos a cidade de Porto Alegre/RS, o curso de Informática, e a categoria administrativa privada.
Lembrando que para visualizar as duas taxas, basta selecionar os botões azuis com as respectivas análises de cada uma.
Como é possível identificar no relatório, em 2023, o TCA do curso de Informática em Porto Alegre/RS, na modalidade privada, foi de 120,46%. Em 2022, foi de 29,37%. Já o TCAA foi de 70,40% em 2023, e de 29,37% em 2022.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Neste tutorial, você aprendeu como utilizar o Indicador Predefinido de Taxa de Crescimento no Ensino Técnico. Caso tenha qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte dentro da plataforma, ou através das nossas redes sociais.
Até a próxima!