O Indicador de Market Share é fundamental na hora de analisar os dados de qualquer mercado. Por conta disso, ele foi implementado tanto nos relatórios de graduação, como nas análises de ensino básico do Mercadoedu.
O market share é uma medida que nos permite entender onde os alunos de determinado mercado se concentram, e com isso criar estratégias para captação de novos alunos. Além disso, por meio dele, também é possível entender quando uma instituição ou curso está em crescimento ou declínio, e traçar estratégias mais ajustadas.
Importante: lembrando que o market share será sempre porcentagem de alunos dentro do mercado que estiver sendo analisado.
Índice
Criando um novo Relatório
Para criar um novo relatório, clique no ícone “Relatórios” no menu à esquerda da overview do Mercadoedu. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior. Após isso, basta alternar a aba para ensino básico e selecionar o relatório predefinido Market Share.
Passo 1
Nomeie o seu relatório e selecione a série histórica que deseja analisar.
Passo 2
Selecione o campo “ver por” para definir como os seus dados serão visualizados: nome da escola, nome da cidade ou nome do curso.
Passo 3
Você ainda pode escolher se deseja analisar algum estado, cidade ou categoria administrativa específica. Caso não deseje, basta deixar os campos em branco.
Passo 4
Por último, salve ou visualize o seu relatório para verificar o resultado da análise.
Exemplo
Vejamos agora um exemplo desse indicador, em que selecionamos no campo “ver por”, o nome da cidade e o nome da escola. Com seleção da série histórica do ano de 2022 e o mercado a cidade de Canoas/RS.
Nessa análise específica, observamos que o Colégio Espírito Santo da cidade de Canoas/RS detém a maior participação de mercado, com 2,61%.
Ainda ficou com alguma dúvida?
Neste tutorial, vimos como utilizar o Indicador Predefinido de Market Share no Ensino Básico. Caso tenha qualquer dúvida durante suas análises, não esqueça de nos contatar através do nosso chat/suporte, ou através das nossas redes sociais.
Até a próxima!