A Mercadoedu, empresa com mais de 10 anos de experiência no tratamento de dados e elaboração de estudos e indicadores focados na educação brasileira vem, por meio desta nota, repudiar a remoção da grande parte dos microdados da educação realizada pelo INEP na última sexta-feira dia 18.
Após análise minuciosa do impacto do novo formato dos dados, assusta a falta de transparência. É inadmissível a supressão e restrição do direito de acesso à informação à sociedade. Dados tão importantes como estes não devem estar restritos a um pequeno grupo de pessoas e sim abertos para todos aqueles que desejem. Restringir o acesso a esses dados impacta negativamente na elaboração de políticas públicas por parte de municípios e secretarias estaduais e no entendimento das necessidades e dificuldades de alunos, professores e instituições por parte do mercado.
A Mercadoedu ajuda dezenas de instituições de ensino e centenas de usuários a tornarem suas análises mais relevantes de forma a tomarem ciência mais facilmente das necessidades do mercado educacional.
Nos colocamos à disposição dos órgãos competentes para que possamos encontrar o equilíbrio entre a privacidade e a transparência.