Indicadores Predefinidos de Trajetória

Share

Com as informações do banco de dados analisadas e tratadas, produz-se a tabela com todas as situações de vínculo de cada aluno desde o seu ingresso no curso de graduação até o último ano de análise. A partir das definições de ingressantes de um curso em um ano específico, e suas situações de vínculo, é possível propor alguns indicadores que acompanham a sua trajetória baseada em 03 conceitos: permanência, conclusão e desistência.

Os Indicadores Predefinidos de Trajetória permitem o acompanhamento dos alunos durante a integralização do curso e podem ser encontrados na aba Relatórios -> Trajetória, conforme mostra a imagem abaixo:  

Vejamos agora alguns exemplos desse grupo de indicadores:

Indicador Predefinido de Permanência

O Indicador Predefinido de Permanência, como o próprio nome sugere, permite analisar a permanência dos alunos com vínculo ativo durante a integralização do curso e os motivos dos não permanentes (conclusão, desistência ou óbito).

Veja o exemplo abaixo: 

Permanência nos cursos de Graduação no estado do Piauí de 2018 a 2020 considerando os ingressantes de 2017.

Indicador Predefinido de Trajetória

Esse indicador analisa as taxas dos alunos que permaneceram, concluíram ou desvincularam-se desde o ano de ingresso informado em relação ao total de alunos. 

Exemplo: 

Trajetória do aluno nos cursos de graduação no estado de Pernambuco de 2018 a 2020, considerando os alunos ingressantes em 2017.
Trajetória do aluno nos cursos de graduação no estado de Pernambuco de 2018 a 2020, considerando os alunos ingressantes em 2017.

Indicadores Predefinidos de TPA, TCA e TDA

Como já foi visto anteriormente, os indicadores de permanência e trajetória servem para nos auxiliar diretamente na elaboração de relatórios cuja finalidade é avaliar a trajetória do aluno dentro da IES e cursos escolhidos durante todo seu período. Assim como os anteriores, esses três indicadores também podem ser encontrados na aba de relatórios descendo até o indicador de trajetória.

Taxa de Permanência (TPA)

O Indicador de Taxa de Permanência (TPA), informa a taxa de permanência acumulada (alunos com vínculos ativos – cursando ou trancado) durante a integralização do curso, assim como o total de alunos que permaneceram. 

Veja o exemplo: 

Taxa de permanência acumulada de alunos do estado do Acre entre 2018 e 2020, considerando os alunos ingressantes em 2017.

Taxa de Conclusão Acumulada (TCA)

O Indicador de Taxa de Conclusão Acumulada (TCA), informa a taxa de conclusão acumulada (alunos formados) durante a integralização do curso, assim como o total de alunos concluintes.

Exemplo: 

Taxa de conclusão acumulada de alunos do Distrito Federal de 2017 a 2019, considerando os ingressantes de 2016.

Taxa de Desistência Acumulada (TDA)

Este outro indicador apresenta a taxa de desistência acumulada (alunos desvinculados ou transferidos) durante a integralização do curso assim como total de alunos desistentes. 

Exemplo:

Taxa de desistência (desvinculados) acumulada  de 2017 a 2019 no estado de Alagoas, considerando alunos ingressantes em 2016.

Lembrando que as informações disponibilizadas nestes dois indicadores também podem ser acessadas diretamente pelo relatório avançado.

Não deixe de entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para acessar algum destes indicadores. 

Até a próxima!

Lei também: