Relatórios #07: Ranking de Cursos 2020

Share

Descobrir quais os cursos mais procurados é tarefa imprescindível para quem deseja se manter competitivo no mercado. Nós do Mercadoedu não só disponibilizamos esse tipo de análise, como também mostraremos a seguir um levantamento com os últimos dados do Censo da Educação Superior 2020, levando em consideração as graduações que mais cresceram em questão de matrículas, ingressos e concluintes.

Do período de 2018 a 2020, tivemos um aumento de 2,70% no número de matrículas, o que passa dos 200 mil alunos de um ano para outro. Desse modo, se você deseja saber quais cursos de graduação estão em alta, vale a pena prosseguir com a leitura, pois nesse artigo abordaremos essa temática.

Quais foram os cursos de graduação mais procurados em 2020?

Antes de comentarmos sobre a lista, relembramos que os cursos de nível superior possuem três graus normalmente:

1 | Bacharelado

Os cursos de bacharelado, em sua maioria, duram de 4 a 6 anos e são voltados para uma formação mais generalista, com um amplo portfólio de disciplinas teóricas e práticas. São exemplos de bacharelados: Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

2 | Licenciatura

As licenciaturas, por sua vez, formam essencialmente educadores. Ou seja, este grau é focado na formação de profissionais que pretendem atuar como professores. Além disso, o tempo de duração do curso costuma ser de 3 a 4 anos. São exemplos de licenciaturas: Pedagogia, Química, Física e História.

3 | Tecnólogos

Os tecnólogos geralmente possuem duração rápida e contam com foco na prática profissional. Estes cursos são específicos e, por possuírem uma formação essencialmente prática, contam com uma duração de 2 a 3 anos. São exemplos de cursos tecnólogos: Gestão Financeira, Turismo, Gestão em Recursos Humanos e Marketing.

Agora que relembramos os graus de graduação, podemos seguir para os cursos mais procurados de 2020. Vamos dividir esse relatório em três informações: matriculados, ingressantes e concluintes. 

1 | Alunos matriculados considerando o ano de 2020:

Ranking de alunos matriculados por curso em 2020

Como podemos ver, temos o curso de Pedagogia aparece em primeiro lugar, com 816.427 matriculados. Logo em seguida, temos o curso de Direito com 759.361 e Administração com 626.813 alunos.

2| Alunos ingressantes considerando o ano de 2020:

Ranking de alunos ingressos por curso em 2020

Nos alunos ingressantes, não houve muita diferença em relação aos matriculados, trazendo em suas três primeiras colocações os mesmos cursos, apenas em ordem diferente. Dessa vez, Pedagogia teve 338.419 alunos ingressantes, seguido de Administração com 281.469 e Direito com 221.614 ingressos.

Vale ressaltar que alunos matriculados são todos aqueles que na data de referência do Censo estavam na situação “Cursando”, ou na situação “Formado”, seja qual for o ano de ingresso no curso. E o número de ingressos, informa o total de alunos ingressos no ano do Censo por processo seletivo, ou qualquer outro meio de ingresso no cenário definido ao gerar o relatório.

3| Concluintes considerando o ano de 2020:

Ranking de alunos concluintes por curso em 2020

Sobre os alunos concluintes, seguimos mantendo nosso top 3 de cursos com maior número de concluintes em 2020, com Pedagogia com 136.033 alunos, Direito com 124.463 e Administração com 90.971. 

Lembrando que esse indicador leva em consideração os alunos na situação formado na data de referência do Censo.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de entrar em contato através do nosso canal de suporte.

Até a próxima! 🙋‍♂️