Por que dados são tão essencias?

Muito se fala hoje em dia sobre as novas tecnologias e como elas têm impactado nossa vida pessoal e profissional. Com o avanço da popularização do acesso à internet, os dados passaram a ser vistos como ativos empresariais importantes, que auxiliam as organizações a alavancar seus negócios, construindo uma vantagem competitiva no mercado.

Hoje, mais do que nunca, temos acesso a uma enorme quantidade de informações, provenientes dos mais variados meios e canais. Ter intuição é importante para a tomada de boas decisões, porém, somente ela, não é mais suficiente para garantir o sucesso de um negócio.

Tecnologia Analítica

Nesse artigo aqui falamos um pouco sobre a importância da análise de dados no contexto do ensino superior e como ela é aplicada no dia a dia junto de nossa ferramenta. Com o acirramento do mercado educacional, novos desafios são lançados todos os dias. Para que os profissionais da educação estejam preparados para esse novo contexto, é necessário estar em constante atualização e antenados(as) a respeito das novidades disponíveis no mercado.

Através da adoção de uma tecnologia analítica que facilite a leitura dos dados e o cruzamento das informações disponíveis, as IES poderão traçar estratégias muito mais ajustadas e precisas, diante do atual cenário de incertezas.

Mais do que dados, inteligência!

No livro Inteligência de Mercado, de Eduardo Maróstica (org), os autores descrevem a inteligência empresarial como a “capacidade de uma empresa de capturar, selecionar e gerenciar as informações relevantes para a gestão de um negócio”. Essa capacidade tem como seus principais objetivos:

    • Criar um processo que contemple a inovação e a criação do conhecimento;
    • Promover a redução de riscos na tomada de decisão e neutralizar as ações da concorrência;
    • Provar capacidade no direcionamento assertivo na implantação de ações estratégicas para aumentar a competitividade da organização;
    • Criar oportunidades para a prospecção e geração de novos negócios;
    • Alavancar o processo de desenvolvimento de produtos e serviços, com base em informações confiáveis, eficientes e ágeis;
    • Monitorar, analisar e prever, eficientemente, as questões relacionadas ao core business;
    • Gerar valor aos negócios.

Fonte: MARÓSTICA, E. (org). Inteligência de Mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

Como é possível perceber, é através dos dados que hoje temos acesso a diversos insights para a tomada de decisão, contribuindo para o ajuste e o surgimento de novas oportunidades em todos os setores. Além disso, é com base neles que podemos obter padrões de comportamento e identificar tendências de um determinado público, incluindo abordagens personalizadas para cada um dentro da sua jornada.

Através da coleta e análise de dados assertiva, a sua instituição pode remodelar e ofertar produtos e serviços melhores e mais específicos para o seu público, reduzindo assim as chances de evasão, e aumentando consideravelmente as possibilidades de sucesso.


Veja outros textos que você também pode gostar:

 

Leave a Reply