Formulário Avançado: Entenda na Prática

Ao acessar os relatórios no Mercadoedu, a primeira ferramenta que nos depararmos é o formulário avançado do ensino superior. A partir deste formulário, é possível criar indicadores customizados e análises mais complexas, além disso, o formulário avançado nos permite usar diversas métricas em um único relatório combinando-as.


Caso deseje alterar para outros níveis de ensino basta selecionar a aba acima do formulário.

 

Lembrando

O Formulário Avançado é composto por uma série histórica sólida: nome, métricas e métricas secundárias, métrica por categoria, equações, dimensões, restrições e as abas de avançado, visualização e organização.

◾ Série Histórica: A série histórica se inicia em 2009 e se atualiza a cada edição do Censo Superior da Educação. É importante considerarmos que quanto maior nossa série histórica, maior será nossa gama de resultados. Por isso, é importante ter ciência do resultado que desejamos para evitarmos a abundância de dados desnecessária.

◾ Nome: O nome no relatório embora não seja obrigatório para visualização, é necessário para salvar. Para sua organização, recomendamos nomes que indiquem o conteúdo do mesmo. 

◾ Métricas: As métricas (primárias) são referentes aos dados de educação e sempre serão um resultado numérico esperado para consulta. Nas métricas primárias, você poderá manipular dados de Enade, CPC, IGC, Oferta, Aluno, Finanças da IES, Pessoal Técnico, Curso e Docente, entre outros.

◾ Métricas Secundária: As métricas secundárias são opcionais e derivadas de bases que não estão relacionadas diretamente com a educação, mas que podem fazer sentido analisá-las juntamente aos dados educacionais. Um exemplo são os dados demográficos do IBGE, é possível utilizá-los com as métricas primárias, limitando-as a dimensões de município, por exemplo. A base demográfica conta com resultados de População total, Renda per capita, faixas etárias, Pessoas com graduação, e mais. 

Deve-se preencher ao menos uma métrica sendo ela primário ou secundária.

◾ Métricas por Categoria: No lado direito do relatório à o campo métricas por categoria, essa forma permite inserir métricas relacionadas à algum tópico específico. 

Exemplo: Todas métricas de faixa etária de aluno e população, resumos dos alunos que abrange métricas como total de alunos matriculados, total de alunos ingressos (Ingressos no ano do censo – Processo seletivo + Outro meio), ingressos do 1º semestre (Ingressos em qualquer ano), ingressos do 2º semestre (Ingressos em qualquer ano) e total de alunos concluintes.

◾ Equações: A partir das equações temos condições de criar novas métricas, combinando mais de uma ou executando cálculos complexos para obter os números necessários. As equações permitem criar uma nova métrica e uma relação matemática entre as métricas do relatório, essa funcionalidade abre o leque de possibilidades, pois, é livre e transparente.

 

◾ Dimensões: No campo dimensões definimos a forma que as métricas selecionadas serão apresentadas e qualificadas. As combinações possíveis entre as dimensões estão diretamente relacionadas à quantidade de linha dos nosso relatório. Lembrando que quanto maior a quantidade de dimensões, maior será seu relatório, pois, cada dimensão será um qualificador para as métricas do seu relatório.

Exemplo: Ao usar a métrica “Total de alunos matriculados” e dimensionarmos por “Nome da cidade“, teremos em cada respectiva cidade os alunos matriculados. Ao passo que selecionamos mais uma dimensão, como “Sigla da IES“, além das linhas de cidade teremos as linhas de Sigla das IES em cada uma das cidades, elevando assim o tamanho do seu relatório.

◾ Restrições: O campo de restrições funciona como seu filtro, você informa as delimitações da sua consulta de acordo com os seus interesses. As restrições são opcionais, entretanto, são necessárias para uma análise mais específica.

Exemplo: Para analisar apenas o mercado de São Paulo, basta selecionar a restrição Nome do Estado e selecionar o Estado de São Paulo.

◾ Avançado: O campo é o join, entre a tabela de dimensão e a tabela fato.

Exemplo: Na tabela IES, temos Sigla IES e na tabela fato de alunos, temos Total de alunos matriculados, nesse exemplo se por acaso existe uma IES sem alunos ela não aparecerá no relatório se deixarmos a opção automático selecionado. Para que apareça no relatório é necessário usar Left Join ou Join null, juntando, assim valores que Siglas da IES que não possuem correspondentes na tabela fato de aluno.

◾ Visualização: Na aba de visualização, você define como o seu relatório será apresentado. É possível definir o gráfico inicial do relatório, as métricas iniciais e a quantidade de linhas a serem selecionadas ao carregar o relatório.

◾ Organização: Com a finalidade de deixar seus relatórios organizados, a aba de organização permite salvar o relatório em uma das suas categorias. A opção de “Mostrar no menu” deixa seu relatório no acesso rápido (para  relatórios frequentes essa funcionalidade é muito prática). Os relatórios marcados através da opção “Compartilhar com rede” irá permitir que eles sejam acessados pelos demais usuários da sua conta.

*DICA: Para compartilhar relatórios para usuários não cadastrados basta apenas compartilhar a url pública.

Finalizando

Após  preencher o relatório como deseja, é possível selecionar uma das seguintes opções: “Visualizar relatório” (que não salva o relatório), “Salvar e visualizar relatório” (que armazena o relatório com o nome indicado na sua página inicial, ou com as opções descritas no campo de organização), e “Download do relatório” (que efetua o download dos dados sem precisar gerar em tela). Lembrando que o download é feito em “csv”, ou seja, é necessária uma formatação em seu editor de planilhas. Para não ter erro nessa formatação, basta seguir os passos neste link.

Paradoxalmente, a complexidade do formulário avançado surpreende em sua facilidade. Quando entendemos cada ponto principal desta ferramenta, percebemos que os dados educacionais vão além do que estamos habituados.

Boa análise!
Até a próxima.

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