Dashboards: Quando usar

Sempre é necessário inovar nossas estratégias, analisar o mercado e mostrar resultados. Para esta diligência, os Dashboards são fundamentais. Sabemos que o uso de números é eficaz e indispensável para aumentar a assertividade das decisões a serem tomadas, porém, apenas dispor os números não é o suficiente. É vital extrair intuições e interpretações a partir deles. Um Dashboard, além de permitir criar vários gráficos, métricas, indicadores, consiste em visualizar os dados dentro de um contexto de forma organizada e com clareza.

Para lhe auxiliar nesta tarefa, o Mercadoedu conta sua área de Dashboards, em que é possível gerar todos os indicadores e relatórios em um único lugar contextualizado, possibilitando compartilhar seus estudos com seus gestores, professores, e a quem mais possa interessar através de um link público.

Conhecendo o Painel

Para criar um novo dashboard basta clicar no botão “+” e selecionar a opção “Dashboard”.

A partir da tela de edição, você está livre para moldar seu painel como melhor lhe atende.

Recordando

  • Widgets: os widgets são cada um dos quadros que irão aparecer no seu painel. Eles informam os dados de um relatório de acordo com a representação que você selecionar. É possível criá-los optando por diversos tipos de gráficos, ranking dos registros, ou apenas como números que contém os valores das métricas utilizadas;
  • Abrangências: as abrangências do painel irão definir o cenário ou mercado que você pretende analisar através de filtros de cursos, instituições, cidades e estados. São restrições que serão aplicadas em cada widget do painel;
  • Descrição do painel: você pode adicionar uma descrição para o painel. O texto informado na descrição estará disponível logo abaixo do nome no painel criado;
  • Usuários do painel: assim como os demais relatórios salvos no Mercadoedu, você pode optar por compartilhar as dashboards criadas com os demais usuários da sua conta, permitindo que seus usuários editem o painel. Clique no botão “Usuários do painel” e selecione os usuários.

Vale lembrar que editar as suas abrangências é tão importante quanto elaborar seus Widgets, pois, ao visualizar o seu painel, essas abrangências serão aplicadas a todos os widgets, além de que é possível cruzar múltiplas abrangências de uma só vez.

Antes de criar um Dashboard, defina seus objetivos, como por exemplo: qual será a finalidade central deste Dashboard? 

Foque nos dados e indicadores mais relevantes sobre a assunto. Depois de pronto, mantenha, na sua equipe a ciência  sobre o esses estudos compartilhando para todos o link público.

Boa análise!
Até a próxima.

One thought on “Dashboards: Quando usar

Leave a Reply