Tutorial: Indicador de Mensalidades

O módulo de mensalidades é alimentado semestralmente pela Pesquisa Nacional de Preços de Graduação do MercadoEdu e contém dados de todos os cursos de graduação presenciais e educação a distância.

No menu à esquerda da ferramenta. Você será direcionado ao formulário avançado do ensino superior, basta alternar para o formulário avançado Mensalidades.

Assim como os indicadores predefinidos iremos inserir nossas dimensões no campo Ver Por:

No momento do preenchimento, automaticamente o campo ver é fica com todas opções selecionadas

Neste tutorial analisaremos os valores para o curso de administração na cidade Porto Alegre.

É possível já deixar selecionado turno, nível de ensino e modalidade. Lembrando que ao não selecionar nenhuma opção, o resultado considera todas os opções, ou seja caso nossa análise seja voltada somente para educação a distância é necessário marcar nas opções de modalidade. 

Preço Médio

O campo Ver por, por padrão, trás todas as dimensões possíveis selecionadas, como efeito disso, temos no resultado, o preço de cada oferta de curso. No entanto podemos extrair o preço médio combinando as dimensões do campo Ver por.

O preço médio sempre é obtido com a não seleção de uma ou mais colunas no relatório, de acordo com a necessidade da média.
Ex :  Para obter preço médio, independente de modalidade e turno – nesse caso não selecione as colunas modalidade e turno e você terá o valor da mensalidade média, sem levar em conta esses parâmetros

Outro exemplo que podemos levar em consideração é o preço médio, independente de modalidade, turno, local de oferta e IES – selecione as dimensões Nome do curso, cidade, nível e grau  e você terá o valor da mensalidade média do curso desejado

Podemos analisar a média de preço de por cidade também – selecione apenas as dimensões Nome do curso e Nome da cidade e defina as cidades e cursos que você deseja obter a média.

 

Boa análise!
Até a próxima.

Leave a Reply