Simulador do CPC

Sabemos o quanto a qualidade dos cursos é importante para o sucesso ou a derrocada de uma instituição de ensino, principalmente em um mercado tão concorrido. Uma das demandas mais frequentes é o simulador de CPC.

Conheça o CPC: http://portal.inep.gov.br/conceito-preliminar-de-curso-cpc-

Nosso intuito com esse simulador é proporcionar os nossos clientes uma maneira de poder medir o que é necessário para alcançar os objetivos relativos as dimensões mensuradas para a obtenção do CPC mediante ao MEC.

Entenda o cálculo: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/notas_tecnicas/2016/nota_tecnica_n38_2017_cgcqes_daes_calculo_cpc.pdf

Simulando CPC no mercadoedu

  1. No overview  em  e depois em 

  2. Nomeie a análise. Neste caso vamos criar alguns cenários para o curso de Administração na ULBRA;


  3. Adicione um cenário clicando em “+ cenário”;

  4. O mercadoedu irá carregar os dados e notas da última avaliação, para isso selecione uma área de curso:

    E uma IES*:
    * Você pode “Pular esta etapa”  caso queira iniciar uma simulação em branco.
    ** Caso a IES que você escolheu oferte o mesmo curso em vários lugares diferentes, você poderá escolher entre eles na próxima tela.


  5. Nomeie o cenário. Os cenários servem para que você possa criar várias opções de intervenções e possa compara-las objetivamente. Neste exemplo vamos criar um cenário onde iremos simular o CPC enquanto aumentamos o número de professores doutores. Um bom nome poderia ser “Investimento em docência: Aumentando a quantidade de doutores”:


  6. Note que o mercadoedu carregou automaticamente os dados e agora vamos alterar a quantidade de professores doutores de:
    De: 2
    Para: 6

  7. Agora perceba que essa alteração já é suficiente para aumentar nosso indicador do CPC de 3 para 4!
    CPC 3
    CPC 4!

Você pode alterar qualquer indicador insumo do CPC! Vá criando alternativas, conhecendo os possíveis cenários e saiba em quais pontos melhorar seus cursos.

Até mais!

Leave a Reply